A palavra “escola” vem do grego “skhole” que significa “tempo livre”. Com essa inspiração vem se formando o nosso grupo de convivência no período da tarde. De 2 a 5 dias na semana, algumas crianças se encontram para trocar e experimentar a liberdade de ser. Atualmente com idades entre 1 a 6 anos, compartilham os espaços e criam espontaneamente suas brincadeiras. Guiadas por seus interesses e curiosidades inventam seus dias e constroem suas vivências.
Nossa equipe acompanha e tenta interferir o mínimo possível. Ficamos prontos para quando somos requisitados e tentamos fazer o nosso melhor com todo amor em cada situação. Cuidar nessa fase é educar. Não é apenas atender às necessidades físicas da criança, mas estar aberto e atento para as demandas emocionais de ser ouvida, vista e compreendida.
Algumas crianças chegam antes do almoço e fazem a refeição na Casa Lila e outras chegam às 14:00 horas. A maioria vai embora às 18:00 horas.
Em um momento de cada período oferecemos a oportunidade de uma nova experiência com uma atividade conduzida por um especialista como por exemplo artes visuais, música, dança, circo, culinária e yoga. Elas participam quando e se quiserem.
Estamos reunidos e aprendendo juntos a cada dia. Tecemos a vida com linhas de amor.
Pati Passoni é mãe, arte-educadora, musicista, atriz, brincante e produtora cultural. Iniciou suas invenções musicais quando criança. Estudou odontologia, música (canto, percussão, violão, piano e licenciatura), artes-cênicas, psicopedagogia e psicomotricidade. Produz encontros e eventos com o foco na cultura da infância. Cria espaços alternativos de encontro e conexão, de presença e educação através do brincar. Conduz aulas, oficinas e formações a partir da música e das artes integradas. Trabalha principalmente com bebês, crianças e suas famílias, idosos e gestantes. Pratica Iyengar Yoga orientada por seu marido. Dança a vida por meio das brincadeiras.